Associação Vegetariana Portuguesa
A Associação Vegetariana Portuguesa (AVP) é uma organização não governamental dedicada à promoção da alimentação vegetariana junto da população portuguesa.
Foi fundada em 2016, em Lisboa, e é constituída por um conjunto de órgãos sociais eleitos a cada três anos, em Assembleia. Os seus princípios fundadores prendem-se com a promoção do bem-estar animal, de uma melhoria na saúde da população portuguesa, assim como a promoção da sustentabilidade alimentar.
A AVP tem fundamentalmente um âmbito nacional, mas colabora também a nível internacional em conjunto com organizações de outros países, com o objectivo de facilitar uma transição a nível europeu para uma alimentação de base vegetal.
Missão e Valores[edit]
A Associação Vegetariana Portuguesa (AVP) é uma organização não governamental que visa informar a população e incentivar à adopção de uma alimentação vegetariana, com a missão de promover a saúde humana, de reduzir o sofrimento animal e promover a sustentabilidade ambiental.
A AVP recomenda uma alimentação de base vegetariana, isenta de quaisquer ingredientes de origem animal, por considerar que esta alcança de forma mais completa os benefícios para a saúde humana, bem-estar animal e humano, e a redução do impacto sobre os ecossistemas.
Actividades[edit]
A AVP desenvolve várias iniciativas, quer de cariz educativo, como estrutural, tendo por objectivos:
- Informar a opinião pública sobre a indústria agropecuária e o seu impacto nos animais, no ambiente e na saúde, através de campanhas de educação e sensibilização.
- Facilitar a transição para uma alimentação de base vegetal através do desenvolvimento de iniciativas facilitem o processo e da criação de guias e ferramentas.
- Influenciar o processo legislativo através de lobby político, com o objectivo de tornar as opções vegetarianas mais acessíveis.
- Exercer influência no ambiente empresarial e industrial através de oportunidades de networking e consultoria no desenvolvimento de novos produtos.
- Capacitar através do desenvolvimento de iniciativas de formação destinadas a chefes de cozinha, fornecedores de refeições e ao público em geral.
Curso de Cozinha Vegetariana[edit]
Em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Portugal, a Associação Vegetariana Portuguesa promove, desde 2018, a realização de cursos intensivos de cozinha vegetariana.
VegBusiness[edit]
O VegBusiness é um evento que junta empreendedores veganos, investidores e personalidades do empreendedorismo e do mundo empresarial sustentável, divididos por área de negócio, tendo em vista a partilha prática de conhecimento, ideias e soluções para desafios, de forma a inspirar e aconselhar novos empreendedores.
O evento é organizado em parceria entre a The Love Food e a Associação Vegetariana Portuguesa.
Feira do Ambiente e Vegan do Algarve (FAVA)[edit]
O FAVA é um evento realizado anualmente em Loulé, que visa a promoção do estilo de vida vegano e da sustentabilidade. É organizado pela Associação Vegetariana Portuguesa, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e Loulé Adapta. Conta com um programa de concertos, palestras, muitas tasquinhas e outros expositores, com a missão de sensibilizar e promover um estilo de vida mais saudável e ecologista.
Certificação de Produtos Vegetarianos e Vegan (V-Label)[edit]
Lançada pela União Vegetariana Europeia em 1996, a V-Label é um selo internacionalmente reconhecido que identifica produtos vegetarianos e veganos. Já mais de 15.000 produtos ostentam o selo, que está presente em mais de 27 países em todo o mundo.
Em Portugal, a Associação Vegetariana Portuguesa é a entidade licenciadora da V-Label, responsável pela certificação dos produtos vegetarianos e veganos.
Ligações externas[edit]
- Página web da Associação Vegetariana Portuguesa.
This article "Associação Vegetariana Portuguesa" is from Wikipedia. The list of its authors can be seen in its historical and/or the page Edithistory:Associação Vegetariana Portuguesa. Articles copied from Draft Namespace on Wikipedia could be seen on the Draft Namespace of Wikipedia and not main one.